24.02.2014

Coma uva e viva mais!

As populações que vivem perto do Mar Mediterrâneo são mais longevas do que grande parte da população mundial e, segundo especialistas, o consumo regular de uvas parece estar envolvido nesta questão.

A uva é rica em polifenóis, especialmente resveratrol (encontrado nas cascas e nas sementes de uvas escuras), catequinas, epicatequinas e proantocianidinas. Todas essas substâncias estão relacionadas à proteção cardiovascular.

A nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos, Bruna Pontin, diz que oresveratrol também parece interagir com os genes da longevidade, aumentando assim a expectativa de vida. “Assim como todos os alimentos ricos em polifenóis, a uva também é considerada um alimento antioxidante, que apresenta efeitos neuroprotetores e anticancerígenos”, acrescenta.

A boa notícia para quem está de olho no peso neste verão: estudos apontam que o resveratrol pode estar associado a inibição de genes que proporcionam ganho de peso e ao estímulo de genes que estimulam a queima de gordura.

 O habitual é: comer um cacho de uva ao natural

Sirva uma taça de uvas soltas coloridas (uvas brancas e vermelhas) como lanche para uma tarde quente de verão. Para tornar as uvas ainda mais refrescantes, experimente congelá-las um pouco antes de comer.

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