18.02.2014

Baixo teor calórico, rico em antioxidante e essecial para o coração: salve, salve o morango

1421449_86943347O morango é outra fruta típica do verão que, além de gostosa, traz dezenas de benefícios para a nossa saúde.

“O morango tem baixo teor calórico e é rico em vitamina C – uma xícara de morango contém quase 100% das nossas necessidades diárias – considerada uma vitamina antioxidante”, comenta a nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos, Bruna Pontin.

A vitamina C atua no reforço do sistema imunológico e na síntese de colágeno. O fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento causado pela exposição excessiva ao sol, faz com que a pele perca a sua capacidade de se reparar e o dano se acumula com o passar dos anos. O colágeno se rompe e a síntese de colágeno novo é prejudicada. “O morango é um aliado importante na prevenção dos danos causados pelo sol na estação mais quente do ano”, diz a especialista.

Grande poder antioxidante

Estudo realizado na Espanha demonstrou que o morango é a segunda fruta tropical com maior poder antioxidante, perdendo somente para a acerola. Também contém alto teor de ácido elágico, um composto bioativo que inibe mutações no DNA da célula (evitando assim o surgimento de câncer) e a disseminação de tumores pelo organismo.

Em geral, não só o morango, mas também todas as frutas vermelhas (mirtilo, framboesa, amora) são ricas em fibras solúveis e antocianinas, cujo consumo está relacionado à redução do risco de doenças cardiovasculares. Por este motivo, são consideradas frutas essenciais para quem quer manter o coração em forma!

O habitual é comer uma taça de morangos.

Experimente! Misturar morangos em fatias sobre uma salada de rúcula e temperar com vinagre balsâmico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Targeteria