Arquivo: fevereiro 2014

24.02.2014

Coma uva e viva mais!

As populações que vivem perto do Mar Mediterrâneo são mais longevas do que grande parte da população mundial e, segundo especialistas, o consumo regular de uvas parece estar envolvido nesta questão.

A uva é rica em polifenóis, especialmente resveratrol (encontrado nas cascas e nas sementes de uvas escuras), catequinas, epicatequinas e proantocianidinas. Todas essas substâncias estão relacionadas à proteção cardiovascular.

A nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos, Bruna Pontin, diz que oresveratrol também parece interagir com os genes da longevidade, aumentando assim a expectativa de vida. “Assim como todos os alimentos ricos em polifenóis, a uva também é considerada um alimento antioxidante, que apresenta efeitos neuroprotetores e anticancerígenos”, acrescenta.

A boa notícia para quem está de olho no peso neste verão: estudos apontam que o resveratrol pode estar associado a inibição de genes que proporcionam ganho de peso e ao estímulo de genes que estimulam a queima de gordura.

 O habitual é: comer um cacho de uva ao natural

Sirva uma taça de uvas soltas coloridas (uvas brancas e vermelhas) como lanche para uma tarde quente de verão. Para tornar as uvas ainda mais refrescantes, experimente congelá-las um pouco antes de comer.

24.02.2014

Afinal, quanta água devemos beber por dia?

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20.02.2014

Mamão protege a pele contra o envelhecimento precoce

1061860_17816012A maioria de nós relaciona o mamão como um aliado no processo de digestão.E, de fato, isso acontece, devido ao teor de papaína contido na fruta, enzima que auxilia no processo digestivo.

Mas, isso é apenas o começo das funcionalidades dessa fruta. O mamão, assim como o morango, também é rico em vitamina C.

Além disso, apresenta quantidades importantes de betacaroteno, algo comum em todas as frutas de tons alaranjados.

O betacaroteno é convertido em vitamina A pelo organismo. Esta vitamina está envolvida na proteção da pele contra o envelhecimento precoce e também tem função de reforçar o sistema imunológico. “Além disso, colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento que além de ser responsável pelo bronzeado, também funciona como uma proteção extra contra os raios UV”, complementa a nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos, Bruna Pontin.

O habitual é: incluir uma fatia de mamão no café da manhã

 

 

20.02.2014

Água com ou sem gás. Qual a melhor opção?

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18.02.2014

Baixo teor calórico, rico em antioxidante e essecial para o coração: salve, salve o morango

1421449_86943347O morango é outra fruta típica do verão que, além de gostosa, traz dezenas de benefícios para a nossa saúde.

“O morango tem baixo teor calórico e é rico em vitamina C – uma xícara de morango contém quase 100% das nossas necessidades diárias – considerada uma vitamina antioxidante”, comenta a nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos, Bruna Pontin.

A vitamina C atua no reforço do sistema imunológico e na síntese de colágeno. O fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento causado pela exposição excessiva ao sol, faz com que a pele perca a sua capacidade de se reparar e o dano se acumula com o passar dos anos. O colágeno se rompe e a síntese de colágeno novo é prejudicada. “O morango é um aliado importante na prevenção dos danos causados pelo sol na estação mais quente do ano”, diz a especialista.

Grande poder antioxidante

Estudo realizado na Espanha demonstrou que o morango é a segunda fruta tropical com maior poder antioxidante, perdendo somente para a acerola. Também contém alto teor de ácido elágico, um composto bioativo que inibe mutações no DNA da célula (evitando assim o surgimento de câncer) e a disseminação de tumores pelo organismo.

Em geral, não só o morango, mas também todas as frutas vermelhas (mirtilo, framboesa, amora) são ricas em fibras solúveis e antocianinas, cujo consumo está relacionado à redução do risco de doenças cardiovasculares. Por este motivo, são consideradas frutas essenciais para quem quer manter o coração em forma!

O habitual é comer uma taça de morangos.

Experimente! Misturar morangos em fatias sobre uma salada de rúcula e temperar com vinagre balsâmico.

 

12.02.2014

Especial as frutas da estação: Melancia

Melancia, morango, mamão papaya, uva e açaí são ótimas opções de frutas facilmente encontradas na estação mais quente do ano.

Mais do que isso, são excelentes escolhas para a sua saúde. Além de prevenir deficiências de vitaminas e minerais, essas frutas também contêm compostos bioativos – componentes não calóricos presentes nos alimentos –que possuem atividade antioxidante. “São substâncias que protegem as células do organismo do dano oxidativo, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce”, explica Bruna Pontin, nutricionista e pesquisadora do Instituto Tecnológico de Alimentos para a Saúde (ITT Nutrifor), da Unisinos.

Confira a partir de hoje no blog os benefícios dessas 5 frutas para a sua saúde e dicas  da nutricionista Bruna de com inseri-las também em saladas e sobremesas

Começamos hoje pelo Poder da melancia

548662_41447765A melancia é rica em água – o que favorece a hidratação nos dias mais quentes – e em licopeno, o mais potente antioxidante da família dos carotenóides.

O licopeno também é o responsável pela coloração avermelhada dos tomates frescos e da melancia. Graças a sua função antioxidante, contribui para proteger o organismo do ataque de radicais livres, que são as moléculas destrutivas que colaboram com o surgimento de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, catarata, artrite e, possivelmente, alguns tipos de doenças neurodegenerativas.

Pesquisadores americanos demonstraram que o consumo diário de melancia por três semanas aumentou em 22% os níveis de arginina – um aminoácido que está envolvido na produção de óxido nítrico. Assim, relaxa os vasos sanguíneos, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares. Tudo isso parece acontecer em função do teor de citrulina da melancia, um nutriente que o organismo converte em arginina.

 

O recomendado é consumir uma fatia de melancia por dia

 

Criado por Targeteria