17.01.2014

Exercício funcionais trabalham movimentos do dia a dia

O exercício funcional trabalha os movimentos básicos realizados no dia a dia, como avançar, agachar, abaixar, girar, puxar, empurrar e levantar. É uma das grandes tendências do fitness, justamente porque prepara o nosso corpo para atividades corriqueiras, como segurar sacolas de supermercado, agachar para pegar algum objeto, entre outras.

Com todos esses benefícios, é claro que a Carla Lubisco incluiu essas atividades dentro do programa que montou para o Guri de Uruguaiana. Confira alguns dos exercícios que ele fez, ministrados pela personal trainer Greice Rodembuch. Você também pode conferir acessando link do episódio do Te Puxa Tchê.

Corrida na escada de chão

São várias as maneiras de utilizar a escada de chão, tanto para um aluno iniciante quanto para atletas de alto nível.

Se você está começando, pode optar pelos exercícios com grau de dificuldade menor e deixar os de potência para mais adiante. “Como o Guri de Uruguaiana estava iniciando o seu programa, optamos por um exercício básico, no qual ele corre com os joelhos altos e volta correndo pela lateral da escada, de costas. Dessa maneira podemos trabalhar a agilidade, velocidade e coordenação motora do aluno”, explica a personal trainer Greice Rodembuch.

DSC000658Puxada no TRX

Com este acessório é possível fazer exercícios que vários músculos, além de estimular a musculatura das costas com o peso do próprio corpo.

Execução

Em pé, incline o corpo para trás, deixe as pernas paralelas e estendidas e os braços estendidos para frente.

Segure as alças do TRX.

Flexione os cotovelos lateralmente, até passar ligeiramente pelo tronco, e estenda, trazendo o tronco para frente.

Volte ao início devagar.

É importante manter o peito aberto, o abdômen contraído e o punho alinhado com o antebraço.

Esse é um exercício importante para os membros superiores, pois além de trabalhar costas, bíceps e antebraço, esse movimento também trabalha toda musculatura do core, que é o centro de produção de força do nosso corpo, promovendo uma melhor postura para o aluno.

Agachamento com a BolaDSC000738

O agachamento é um exercício bem conhecido para trabalhar os músculos da coxa e glúteos.

Com o Guri, utilizamos a bola suíça para auxiliar na postura e para trabalhar os braços junto com as pernas, tornando o exercício mais funcional.

Execução:

  1. Pés paralelos
  2. Segure a bola na linha da cintura
  3. Agache encostando a bola no chão e suba elevando a bola até o alto.

Lembre sempre de contrair o abdômen.

DSC000828Exercício com Cinto de Tração

Esse exercício ajuda a melhorar a capacidade física do aluno através do ganho de força e resistência muscular. Ideal para trabalhar arranque e explosão em esportes que exigem agilidade, como futebol, basquete e vôlei. Pode ainda ser usado em trabalhos de recuperação e condicionamento físico.

Possibilita também ganho de potência, uma vez que os músculos exigidos durante os exercícios são os mesmos atuantes na corrida.

Execução:

  1. Faça o movimento de correr enquanto o professor faz tração com o elástico. Assim você vai trabalhar a força e a resistência.

Lembre sempre da importância de ter sempre um profissional de Educação Física ao seu lado.

 

 

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