Arquivo: janeiro 2014

20.01.2014

Os resultados finais do Te Puxa Tchê

FrameMagic (3)Foram 3 meses de cuidados com a saúde do Guri de Uruguaiana – condensados em 7 episódios no Teledomingo e Jornal do Almoço (Globo/RBS) e o resultado foi para lá de positivo. O trabalho foi coordenado pela consultora em qualidade de vida Carla Lubisco e um time de profissionais da saúde.

Veja as metas e os resultados atingidos

Peso: O Guri passou de 90,9kg para 84,2kg, eliminando 6,7kg. Meta era 84,6 kg.

IMC: Passou de 31,45 (obeso) para 29,1 (categoria Sobrepeso)

Cintura: Era 103 cm e ele chegou a 97 cm, eliminando 6 cm.

 

Perdeu algum episódio? Confira aqui:

Episódio 1: http://youtu.be/LqopLVvm1FA

Episódio 2: http://youtu.be/JftIHkQ9lgM

Episódio 3: http://youtu.be/3AaUsw6PWp8

Episódio 4: http://youtu.be/yIuDd2aGPVs

Episódio 5:   http://youtu.be/s5ES_7i_WmQ

Episódio 6: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/todos-os-videos/v/guri-de-uruguaiana-encara-sequencia-de-exercicios-na-praia-do-litoral-norte-do-rs/3084137/

Episódio 7: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/todos-os-videos/v/veja-o-resultado-dos-exercicios-do-guri-de-uruguaiana/3088740

 

 

 

 

 

18.01.2014

Quer saber como foi preparado o programa de qualidade de vida do Guri de Uruguaiana? Confere abaixo!

O RASTREAMENTO DA SAÚDE DO GURI

DSC00098vTudo começou com um rastreamento minucioso da saúde do Jair Kobe, que faz o personagem do Guri de Uruguaiana. A consultora em qualidade de vida Carla Lubisco, que tem quase 40 anos de experiência nesse mercado, começou fazendo uma avaliação de qualidade de vida no Guri, seguida por uma avaliação física completa, através da qual identificou a composição corporal do seu aluno (massa muscular, percentual de gordura etc).

A coach o acompanhou também em um clínico geral e cardiologista e, a partir daí, em alguns especialistas que indicaram exames específicos, como de sangue, tórax etc.

Os resultados apontaram que ele estava apto para o exercício, então, partimos para o programa de qualidade de vida.

TEMPO DE DURAÇÃO

3 meses

OBJETIVO

Eliminar o excesso de peso, reduzir as medidas de cintura, melhorar o condicionamento físico para os seus shows e aderir a um novo estilo de vida, mais saudável (com um melhor gerenciamento do estresse e da qualidade do sono).

META

Trabalhamos com diversos indicadores de saúde. Mas, para a televisão, elegemos três indicadores e metas que ele deveria atingir nesse período de 3 meses – que poderiam ser facilmente entendidos pelo maior número de pessoas, especialmente por quem não está familiarizado com termos técnicos.

São eles: Peso, Cintura e Índice de Massa Corporal (IMC)

“O objetivo com o treino, nesses três primeiros meses, foi dar um impulso para que o Guri de Uruguaiana incorporasse hábitos mais saudáveis no seu dia a dia”, explica Carla Lubisco.

 

O TREINODSC001098

150 minutos de exercícios aeróbios por semana, como caminhada e aula de hidrobike.

2 vezes na semana musculação (intensidade leve e moderada)

1 a 2 vezes treino funcional ou aula de alongamento e flexibilidade

1 treino especial por mês: Com uma Tropa Militar, judô e futebol

 

17.01.2014

Exercício funcionais trabalham movimentos do dia a dia

O exercício funcional trabalha os movimentos básicos realizados no dia a dia, como avançar, agachar, abaixar, girar, puxar, empurrar e levantar. É uma das grandes tendências do fitness, justamente porque prepara o nosso corpo para atividades corriqueiras, como segurar sacolas de supermercado, agachar para pegar algum objeto, entre outras.

Com todos esses benefícios, é claro que a Carla Lubisco incluiu essas atividades dentro do programa que montou para o Guri de Uruguaiana. Confira alguns dos exercícios que ele fez, ministrados pela personal trainer Greice Rodembuch. Você também pode conferir acessando link do episódio do Te Puxa Tchê.

Corrida na escada de chão

São várias as maneiras de utilizar a escada de chão, tanto para um aluno iniciante quanto para atletas de alto nível.

Se você está começando, pode optar pelos exercícios com grau de dificuldade menor e deixar os de potência para mais adiante. “Como o Guri de Uruguaiana estava iniciando o seu programa, optamos por um exercício básico, no qual ele corre com os joelhos altos e volta correndo pela lateral da escada, de costas. Dessa maneira podemos trabalhar a agilidade, velocidade e coordenação motora do aluno”, explica a personal trainer Greice Rodembuch.

DSC000658Puxada no TRX

Com este acessório é possível fazer exercícios que vários músculos, além de estimular a musculatura das costas com o peso do próprio corpo.

Execução

Em pé, incline o corpo para trás, deixe as pernas paralelas e estendidas e os braços estendidos para frente.

Segure as alças do TRX.

Flexione os cotovelos lateralmente, até passar ligeiramente pelo tronco, e estenda, trazendo o tronco para frente.

Volte ao início devagar.

É importante manter o peito aberto, o abdômen contraído e o punho alinhado com o antebraço.

Esse é um exercício importante para os membros superiores, pois além de trabalhar costas, bíceps e antebraço, esse movimento também trabalha toda musculatura do core, que é o centro de produção de força do nosso corpo, promovendo uma melhor postura para o aluno.

Agachamento com a BolaDSC000738

O agachamento é um exercício bem conhecido para trabalhar os músculos da coxa e glúteos.

Com o Guri, utilizamos a bola suíça para auxiliar na postura e para trabalhar os braços junto com as pernas, tornando o exercício mais funcional.

Execução:

  1. Pés paralelos
  2. Segure a bola na linha da cintura
  3. Agache encostando a bola no chão e suba elevando a bola até o alto.

Lembre sempre de contrair o abdômen.

DSC000828Exercício com Cinto de Tração

Esse exercício ajuda a melhorar a capacidade física do aluno através do ganho de força e resistência muscular. Ideal para trabalhar arranque e explosão em esportes que exigem agilidade, como futebol, basquete e vôlei. Pode ainda ser usado em trabalhos de recuperação e condicionamento físico.

Possibilita também ganho de potência, uma vez que os músculos exigidos durante os exercícios são os mesmos atuantes na corrida.

Execução:

  1. Faça o movimento de correr enquanto o professor faz tração com o elástico. Assim você vai trabalhar a força e a resistência.

Lembre sempre da importância de ter sempre um profissional de Educação Física ao seu lado.

 

 

16.01.2014

Comece bem o dia: dicas para o café da manhã

Você sabia que o hábito de tomar café da manhã aumenta o gasto energético e facilita a perda de peso? Mais um motivo para que você não pule essa refeição, como muitas pessoas costumam fazer.

O café da manhã também é importante porque é a primeira refeição depois de ficarmos horas em jejum, dormindo.

A nutricionista gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto de Cardiologia, Izabele Vian, que está acompanhando o Guri de Uruguaiana no programa Te Puxa Tchê, explica que os cereais matinais e pães integrais são ótimas opções para iniciar o dia, pois são ricos em fibras e promovem maior saciedade. E, assim, mantém o metabolismo mais acelerado. “Quem não tem o costume de realizar o desjejum tem a tendência a beliscar mais durante o dia, e consumir uma quantidade maior de alimentos nas refeições principais”, alerta.

Outras dicas:

– O ideal é que o desjejum seja composto por pelo menos 1 porção de fruta, cereais integrais (aveia ou granola ou pão integral) e uma fonte láctea (iogurte ou leite desnatado).1214145_67013791

– É muito importante evitar frituras, alimentos gordurosos – como aqueles produtos da padaria e confeitaria – excesso de açúcar (mel, geleia, achocolatado) e embutidos (salame, presunto, mortadela etc.

Quer conferir o café da manhã do Guri de Uruguaiana?

– 2 porções de carboidrato = 2 fatias de pão integral OU 1 porção de cereal integral light, como granola light (maior teor de fibras = maior saciedade e melhor funcionamento intestinal);

– 1 porção proteica de origem animal = 1 xícara (150ml) de leite desnatado OU 1 copo de iogurte natural desnatado (150g) OU 1 fatia de queijo branco;

 

– 1 porção de geleia ou mel (2 colheres de chá);

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– 1 porção de fruta (rica em fibras e vitaminas) = Exemplo: 1 maçã OU 1 fatia de mamão OU 1 banana pequena.

 

Esse cardápio foi criado pela nutricionista Izabele Vian especialmente para o Guri de Uruguaiana, bom base na realidade de saúde e nos objetivos dele. Se você quiser um café balanceado e especial para você, procure a seu nutricionista que ela poderá lhe ajudar.

 

Confira as fotos da gravação do 4º episódio do Te Puxa Tchê

 

15.01.2014

#qual a frequência e duração ideal de exercício físico?

Female StretchAs pessoas sempre me perguntam qual a frequência ideal para nos exercitarmos.

Bom, o ideal seria movimentarmos o corpo nos 7 dias da semana. Mas, quem está começando pode iniciar fazendo exercícios 2 vezes na semana, de 20 a 60 minutos.

Depois de 40 a 60 dias, pode passar para 3 vezes na semana, de 30 a 60 minutos. E assim por diante.

Resumindo: você deve ir incrementando o número de dias em que se exercita, porém, começar com uma intensidade leve e moderada, para o seu corpo ir acostumando. Cada pessoa reage de uma forma ao exercício, então, faça uma avaliação física antes e exercite a auto-percepção.

É interessante sempre variar as modalidades e trabalhar as valências/capacidades físicas de maneira integral (aeróbio, força, respiração, ritmo, alongamento, flexibilidade, soltura e descontração, entre outros.

Uma orientação importante que vale sempre: consulte um médico para saber se você está apto para os exercícios e tenha um profisisonal de Educação Física qualificado ao seu lado.

15.01.2014

Treino de força evita perda de massa muscular natural da idade

Você viram o episódio do Te Puxa Tchê que a Carla levou o Guri de Uruguaiana para fazer uma aula de musculação? Pelo menos duas vezes na semana, ele está se dedicando a fortalecer os músculos.

O professor Holmes Filho explica que o treino com carga é fundamental para o Guri de Uruguaiana. Isso porque, a partir dos 40 anos, os homens começam a perder massa muscular e óssea. “A musculação vai ajudar a amenizar estas perdas, melhorando a condição muscular, óssea e cardiorrespiratória”, explica.

Confira os exercícios que o Guri realizou na academia:

Pullover na roldana: Trabalha vários músculos das costas e ajuda a alongar o peitoral. No caso do Guri de Uruguaiana, vai preparar o seu corpo para cortar lenha.

Pullover na roldana

 

Rosca alternada em pé: Trabalha o bíceps e fortalece os braços para ele carregar os baldes com leite.

Leg-Press: Ativa a musculatura do quadríceps, glúteo e flexores da coxa. Preparamos esse exercício para desenvolver a força, potência e volume muscular para caminhar na terra lavrada com o arado.

 

Algumas fotos dos bastidores das gravações

 

 

14.01.2014

Treino militar para intensificar o programa de qualidade de vida

No segundo episódio do Te Puxa Tchê, a consultora em qualidade de vida Carla Lubisco levou o Guri de Uruguaiana para uma atividade diferente: treinamento militar.

“Aumentar a intensidade e diversificar as atividades do treino é uma parte estratégica do estímulo constante à evolução de quem pratica exercício físico. E o Guri já estava preparado para isso, pois vinha treinando todos os dias e evoluindo no seu programa de qualidade de vida”, explica Carla.

O treinamento militar é completo, pois trabalha tanto o condicionamento físico como desenvolve a parte psicomotora e afetiva. Em alguns treinamentos coletivos, por exemplo, se promove o espírito de corpo da tropa e a camaradagem.

De acordo com o comandante da Companhia de Comando do Comando Militar do Sul, Maj Schlottgen, a rotina de trabalho do Treinamento Físico Militar (TFM) visa o condicionamento físico do militar para cumprir a sua missão administrativa, de combate ou apoio ao combate.

Guri se puxando na corrida

O treinamento ocorre de 4 a 5 vezes por semana, cerca de uma hora e meia a duas horas por dia.

As atividades realizadas são:

  • Corrida e natação;
  • Práticas desportivas coletivas e individuais como futebol e voleibol;
  • Trabalhos de força e flexibilidade como alongamento, musculação, ginástica básica com e sem aparelhos
  • Atividades específicas como corrida fardado, ginástica com toros, pista de cordas, marchas com o equipamento, pista de pentatlo militar, natação fardado e utilitária.

 

“A rotina de atividade física desenvolvida durante o dia a dia do serviço militar faz com que muitos dos jovens assimilem estes costumes e levem isso para sua rotina familiar e hábitos para toda uma vida. Isso resulta em melhor qualidade de vida para eles e seus familiares”, comenta o Maj Schlottgen.

Maj Schlottgen e Carla Lubisco

Individualmente, o militar também é estimulado a buscar o preparo físico por meio de avaliações periódicas. Anualmente todos realizam três avaliações físicas, recebendo menções conforme os seus resultados.

Isso, aliás, é algo muito importante, alerta Carla Lubisco. “Antes de começar uma atividade, é fundamental que os alunos façam os exames médicos necessários e avaliações. Só assim saberemos se ele está apto e poderemos fazer um treino mais seguro e eficiente”, diz.

 

 

 

13.01.2014

Bastidores da gravação da vinheta do programa

Postado em Te Puxa Tchê
13.01.2014

vinheta 2No primeiro episódio do Te Puxa Tchê, fomos ver como está a saúde do Guri de Uruguaiana.

A Carla Lubisco o levou ao clínico geral, cardiologista e fez uma série de exames de sangue. Com a certeza de que a sua saúde está em dia, agora podemos começar o programa de reeducação alimentar e exercício físico.

Confira aqui o primeiro programa, que foi ao ar no domingo (12.01). Hoje tem mais no Jornal do Almoço.

 

11.01.2014

Te Puxa Tchê estreia domingo. Saiba como vai funcionar o programa

Nesse domingo, dia 12.01, estreia o quadro Te Puxa Tchê, uma realização do TeleDomingo (RBS/Globo) na qual a consultora em qualidade de vida e especialista em exercício Carla Lubisco tem o desafio de colocar o Guri de Uruguaiana em forma.

Ao longo da próxima semana os espisódios serão apresentados no Jornal do Almoço. E, no dia 19, o último quadro no TeleDomingo, onde serão feitas as medições finais para vermos se o Guri melhorou ou não os seus indicadores.

O programa terá muito humor, mas vai tratar de forma séria a saúde desse personagem tão querido dos gaúchos.

Confira uma entrevista Carla Lubisco sobre o programa

Qual o objetivo do programa de qualidade de vida do Guri de Uruguaiana?

O programa que criamos para o Guri de Uruguaiana tem como principal objetivo ajudá-lo a eliminar aquela gordura excessiva localizada na região do abdômen e que pode ser nociva porque fica próxima aos órgãos vitais. Conseguindo atingir esse objetivo, ele vai ficar mais saudável e bonito também, para arrasar nos shows!

Que tipo de exercícios e alimentação foram preparados para o Guri de Uruguaiana?

Nós preparamos, em parceria com a nutricionista Izabele Vian, um cardápio diário para ele seguir. E um programa de exercícios especial, que ele está cumprindo em aulas com os professores da Equipe Carla Lubisco e parceiros.

E quando ele viaja? Como ele faz para se cuidar?

O Guri faz muitos shows, então, está recebendo todas as orientações do que comer, ingesta hídrica, qualidade do sono e como se exercitar quando está fora da sua base.

Quais os passos do programa que ele deverá cumprir?

Tudo começou com a realização de uma anamnese, um bate-papo que tive com o Guri de Uruguaiana para conhecer o seu estado atual de saúde e seus objetivos. Para termos total segurança no treino, ele visitou o clínico geral e passou por uma série de exames. Como os resultados mostraram que ele estava bem, passamos para a segunda parte. Elaboramos um programa de qualidade de vida que contempla as atividades que ele gosta de fazer e aquelas que consideramos essenciais para o incremento da sua saúde. E é isso que ele vai fazer a partir de agora. Tudo será monitorado constantemente, pois ele tem metas a cumprir dentro do programa.

Além de uma barriga mais sarada, que outros benefícios o Guri terá com o programa?

Todos aqueles benefícios que qualquer pessoa que adote hábitos mais saudáveis passa a ter. Desde a redução saudável de peso corporal, aumento do condicionamento físico, redução das dores no corpo e melhora da postura e da qualidade do sono. Como o trabalho é feito sempre em parceria com médicos especializados, também podemos notar que a adoção de uma rotina marcada pela prática de atividades físicas e cuidados com a alimentação leva a um maior equilíbrio nos índices de colesterol, glicose e triglicerídeos, bem como da pressão arterial e da frequência cardíaca. Do ponto de vista emocional, a partir do momento em que você começa a se cuidar, vai se sentir mais seguro, disposto e feliz.

 

Criado por Targeteria