06.12.2013

Alimentação e exercício são aliados para aumentar a massa muscular

941931_55996999A discussão sobre o uso de anabolizantes hormonais sempre volta à baila quando algum caso em que essa prática teve efeitos colaterais sérios se torna público. Foi o que aconteceu recentemente quando a ex-BBB Maria Melilo associou um agressivo câncer de fígado que teve a essassubstâncias.

A endocrinologista Graciele Tombini fala sobre os efeitos dessa prática no corpo e dá dicas saudáveis para quem quer aumentar a massa magra sem se submeter a algo que possa prejudicar a sua saúde.

Quais são os efeitos colaterais mais visíveis do uso de anabolizantes no corpo?

Graciele Tombini – Do ponto de vista físico, eles provocam  queda de cabelos, acne, virilização em mulheres (aumento do clitóris), alterações na voz e ginecomastia em homens (aumento das mamas).  É importante esclarecer que tudo o que aumenta massa magra é considerado anabolizante. De uma forma geral, é o uso inadequado de anabolizantes hormonais o que apresenta uma série de efeitos colaterais.

E do ponto de vista da saúde?

Graciele Tombini – Alguns problemas podem demorar a aparecer, mas são sérios. O abuso destas substâncias  provoca alterações no fígado, causando uma hepatite, podendo evoluir para cirrose e até mesmo câncer de fígado.

Também existe uma redução do HDL colesterol bom,  o que aumenta o risco de  placas ateroscleróticas – ocasionando obstrução nos vasos sanguíneos, podendo levar a um infarto ou um derrame vascular cerebral (AVC).

Devido ao aumento das células vermelhas, existe a possibilidade de embolia, podendo também ocasionar alguma obstrução arterial.

É muito importante ressaltar também o risco de infertilidade se o uso for frequente ou prolongado.

As pessoas que usam anabolizantes geralmente querem ficar mais fortes. Qual a forma mais saudável de conseguir aumentar a massa muscular?

Graciele Tombini – Exercícios de força, com uma dieta adequada e uso de suplementos alimentares proporcionam grandes resultados.  Evite usar suplementos sem orientação médica ou de nutricionista. Os suplementos devem ser indicados de acordo com o treino e as necessidades de cada pessoa.

1181954_21875046

Massa é aliada para aumentar massa magra

 

Quais os alimentos que são aliados para o ganho de massa muscular? 

Graciele Tombini  – Para quem quer ganhar massa muscular é importante consumir uma quantidade boa de proteínas (carnes, ovos, frango), mas também é fundamental o consumo de carboidratos ( pão integral, massa, arroz integral).

Dietas que restringem o consumo total de carboidratos têm o efeito contrário, provocam a redução da massa muscular. Isto acontece porque o nosso corpo precisa de glicose como fonte de energia e quando estamos  sem carboidrato, o nosso organismo transforma a proteína do músculo em glicose. Portanto, o ideal é uma dieta equilibrada. Antes do treino de força é indicado comer carboidratos e após o treino proteínas com um pouco de carboidratos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Targeteria