08.08.2013

Hoje é o Dia do Combate ao Colesterol

Alimentação e exercício físico são aliados fundamentais para quem deseja manter as taxas de colesterol equilibradas. Manter hábitos saudáveis, como não fumar, também conta pontos importantes.

Mas, você sabe quais são os níveis considerados ideias do colesterol para adultos saudáveis? A maioria das recomendações médicas vai nessa linha:

Colesterol total até 200 mg/dl

LDL menor que 160

HDL acima de 40 (mulheres devem ter essa taxa acima de 50)

Matéria do blog do Ministério da Saúde mostra que existem três tipos de gordura nos alimentos que consumimos diariamente: insaturadas, saturada e a trans. Essa última é a grande vilã para a nossa saúde, pois aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom (HDL).

Veja abaixo as fontes de gorduras boas e aquelas que você deve evitar

Gorduras boas

Poliinsaturadas

  • Óleos vegetais como o óleo de soja, milho e girassol
  • Soja
  • Óleo de canola
  • Linhaça
  • Peixes de águas frias: cavala, sardinha, salmão e arenque são ricos em ômega 3

Monoinsaturadas

  • Azeite de oliva
  • Azeitona
  • Óleo de canola
  • Abacate
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim etc)

 

Gorduras ruins

Saturada:

  • Carnes gordurosas
  • Leite integral e derivados
  • Polpa e leite de coco
  • Óleo de dendê

Trans

  • Sorvetes cremosos
  • Chocolates
  • Molhos para salada
  • Sobremesas cremosas
  • Biscoitos recheados
  • Alimentos com consistência crocante, como nuggets e croissants
  • Bolos industrializados

 

Fonte do quadro sobre as gorduras boas e ruins: Fabiana Conte / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

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