29.07.2013

O poder do hábito

book-coverRecentemente li um livro chamado The Power of Habit, do jornalista Charles Duhigg. Vale muito a pena para entendermos como automatizamos comportamentos ao longo da nossa vida.

Elegi 10  itens que podem ajudar na mudança de hábitos que atrapalhem a nossa vida e quero compartilhar com vocês.

Como mudar?

1. Pense em recompensas saudáveis: se eu me exercitar hoje, vou ficar saudável, me sentir melhor, não ter culpa, entrar em um ciclo virtuoso de boas escolhas.

Isso vai fazer você identificar que vale à  pena memorizar um novo ciclo de repetição e sair do modo automatizado de fazer as coisas (que nada mais é do que agirmos sem pensar no porque estamos  fazendo).

2. Procure ter um olhar diferente do porque as coisas não saíram conforme você esperava. Analise novas hipóteses.

3. Exercite o autoconhecimento. Procure entender o seu comportamento diante das mais variadas situações. Exemplo: o que leva você a ter um anseio obsessivo (aquela sensação de que preciso fazer aquilo).

4. Identifique o gatilho do hábito, ou seja, o estímulo que ordena o cérebro a entrar em modo automático e realizar determinada ação. Sempre que eu tomo um cafezinho, tenho vontade de fumar ou quando estou na frente da televisão vendo novela, acabo comendo mais doce.

5. Mantenha o foco nos hábitos que você deseja mudar.

6. Faça um planejamento inteligente. Comece a se exercitar em um horário que seja adequado a sua agenda, para evitar desmarcações; se decidiu parar de fumar, afaste-se dos ambientes que possam aumentar a tentação.

7. Estabeleça um desafio por vez.

8. Saiba que a disciplina é uma aliada da mudança.

9. Celebre cada pequena vitória

10. Esteja ciente que haverá recaídas

Com determinação, informação, conscientização e uma pitada de força de vontade, é possível mudar qualquer hábito.

Viva uma nova vida!

CL

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