20.05.2013

Hara hachi bunme

shutterstock_2228sushi 1280Hara hachi bunme? Sabem o que significa isso? “coma até estar 80% satisfeito”. Esse é o conselho que as mães japonesas costumam dar aos seus filhos.

Não por acaso, claro,  a população do Japão apresenta a mais baixa taxa de obesidade entre os países industrializados (3%), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),

No livro “Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam”, da editora Rocco, Naomi Moriyama e William Doyle mostram que o jeito mais simples de alcançar a longevidade e manter a forma é cuidar da alimentação.

Confira algumas dicas da culinária japonesa conferida in loco por eles e que podem ser aplicadas na sua dieta diária:

1. Tenha sempre em mente os 7 pilares da culinária japonesa: peixes, vegetais, arroz, soja, macarrão, chá e frutas.

2. Mastigue a comida em ritmo compassado

3. Troque o pão branco por uma tigela de arroz selvagem ou de grão curto durante as refeições;

4. Pense nos legumes como prato principal e ver a carne vermelha como acompanhamento;

5. Cozinhe com óleo de canola ou farelo de arroz;

6. Substitua refrigerantes por chá gelado sem açúcar;

7. Monte um cardápio pobre em gorduras saturadas e rico em peixes, frutas frescas e legumes

8. Faça o maior número de caminhadas possível.

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