08.03.2013

Poltrona trainer e cirurgias 3D são novidades

Postado em Tecnologia

A Cebit, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, acontece na Alemanha e apresentou essa semana muitas novidades. E algumas delas para a área da saúde. Confira:

Poltrona trainer

Poltrona trainer/Divulgação Fraunhofer HHI

Poltrona trainer/Divulgação Fraunhofer HHI

Imagine uma cadeira inteligente com uma série de sensores nas almofadas que poderão ajudar você a ser mais saudável e ficar em forma? A GEWOS faz a medição das principais funções do corpo e obtém indicadores como frequência cardíaca, saturação de oxigênio, pressão arterial e peso. Dependendo do resultado, o sistema indica que o usuário deve fazer exercícios. A poltrona também orienta a postura ideal.

Como funciona

Um tablet aplicado à poltrona transmite os dados coletados para a TV via tecnologia sem fio. Um assistente virtual usa os dados gravados para preparar o programa de exercícios. A poltrona também pode ser transformada em uma máquina de remo, como as encontradas em estúdios de fitness. Ou seja, é possível se exercitar nela. O preço estimado varia de 4 a 6 mil euros.

3D para ajudar nas cirurgias

3D apoia cirurgias//Divulgação Fraunhofer HHI

3D em cirurgias//Divulgação Fraunhofer HHI

Os médicos ainda são um pouco céticos quanto ao uso do 3D. Mas, resultados de um estudo feito recentemente mostram que a tecnologia de terceira geração poderá ajudá-los durante os procedimentos de rotina.

Os testes foram conduzidos pelo Instituto Fraunhofer de Telecomunicações, pelo Heinrich Hertz Institute HHI e por um hospital universitário de Munique. Neles, os cirurgiões fizeram um procedimento simulado e usaram telas 2D e 3D com e sem óculos 3D. As imagens foram geradas por câmeras endoscópicas.

Usando uma agulha e linha, os médicos costuraram uma ferida com 10 pontos. A grande vantagem foi que com o 3D eles passaram a ter uma vista direta das suas mãos durante a realização do procedimento. O processo ficou mais rápido e a precisão aumentou consideravelmente, apontou o estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

Criado por Targeteria